29 de janeiro de 2011

Série - O Diário da Princesa – Meg Cabot


Biografia
Quando era jovem, Meg passava horas a fio a ler as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Munida com o seu diploma de graduação em Artes na Universidade de Indiana, Meg mudou-se para Nova Iorque, com a intenção de seguir uma carreira de Ilustração|ilustradora autónoma. A ilustração, entretanto, cedeu logo para lugar à verdadeira paixão de Meg - a composição literária - e, então, abandonou a sua ocupação de ilustradora e arrumou um emprego de assistente administrativa num alojamento de estudantes universitários na New York University|Universidade de Nova Iorque, escrevendo sempre que tinha a oportunidade. As primeiras das suas várias novelas históricas foram escritas sob o pseudónimo de "Patrícia Cabot".
Os direitos do livro O diário da princesa foram vendidos à Walt Disney, e um filme de longa-metragem, chamado The Princess Diaries (filme)|O diário da princesa", baseado no livro, foi lançado em Agosto de 2001. Uma sequência do filme, baseado numa história original mas escrita pela Disney, foi realizada em 2004, e chamou-se The Princess Diaries 2: Royal Engagement|O diário da princesa 2. Os direitos da filmalgem das séries All-American Girl e The Mediator também foram vendidos para a Disney.

Atualmente

Meg mora em Key West,com o seu marido e dois gatos. No Brasil, a "Editora Record" é a responsável pela tradução dos seus livros. Recentemente foi criada a Galera Record, que reúne autores com público adolescente, entre eles Meg Cabot.
No Brasil
Em setembro de 2009, Meg Cabot veio ao Brasil durante a Bienal do Livro e se disse fã da escritora brasileira Clarice Lispector, e ainda recomendou um livro seu, Laços de Família. Além de participar de diversas seções de autógrafos e palestras na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Meg Cabot também visitou as cidades de São Paulo, Curitiba e Salvador.

Coleção O Diário da Princesa
1. O diário da princesa - Mia é uma adolescente como qualquer outra mas, um belo dia, sua vida vira de cabeça para baixo. Normalmente ela só vê o pai no Natal. O pai é na realidade um prí­ncipe, e descobre que não pode ter mais filhos. Mia torna-se a única herdeira do trono de Genovia, transformando-se numa celebridade. Mas descobre que a vida de uma princesa pode ser muito dura.
0. Lições de Princesa - é um livro encantador, de capa dura e ricamente ilustrado, que ensina o passo-a-passo para qualquer menina se transformar em uma princesa. Tudo o que elas precisam saber sobre postura e maneiras e como se dirigir a seus súditos ? sejam eles os pais ou aquele gatinho ? está aqui. Resolvi compartilhar o que aprendi durante as longas e exaustivas horas que passei com minha avó, a Princesa-Mãe Clarisse, para que vocês também possam praticar ser uma princesa?, explica Mia.
2. A princesa sob os refletores - Mia é uma típica adolescente de Nova York, que descobriu, (no livro "O diário da princesa), ser herdeira do trono da Genovia e sua vida virou de cabeça para baixo.Agora, ela recebe outra notícia bombástica: sua mãe está grávida de seu professor de álgebra.Ainda em choque com a novidade, Mia nem imagina o que a espera pelos próximos dias…
3. A princesa apaixonada - Terceiro volume iniciado com "Diário de uma princesa". Desta vez, Mia arranja um namorado, mas gosta mesmo é de Michael, irmão de sua melhor amiga. Além de tentar chamar a atenção do garoto, ela precisa enfrentar o rigoroso inverno nova-iorquino, as duras aulas de etiqueta ministradas por sua avó e a gravidez de sua mãe.
4. A princesa à espera - Mia Thermopolis, a princesinha adolescente apresentada ao mundo no romance e no filme O Diário da Princesa, finalmente conquistou o coração do rapaz por quem era apaixonada. Mas, logo em seguida viaja para Genovia, a milhares de quilômetros de seu amado. A distância a deixa insegura. Mesmo preocupada com Michel, Mia ainda tem de se concentrar nos compromissos oficiais exigidos da realeza. Mas sua cabeça está mesmo é nos Estados Unidos. Será que quando ela voltar para casa Michael ainda
4 1/2. O Projeto da Princesa -
5. A princesa de rosa-shocking - O quinto episódio da série O Diário da Princesa narra os preparativos que antecedem a festa de formatura da princesa Mia. Tudo parece atrapalhar o desejo dela de curtir a noite com Michael, vestida de rosa e com um a flor presa ao pulso. Ele não gosta de formaturas. Além disso, uma greve de funcionários públicos, que tem Grandmère e Lilly como protagonistas, pode ameaçar a realização da festa
6. A princesa em treinamento - Mia Thermopolis, princesa de Genovia, está pronta pra mais um ano letivo. Ou quase. É que as coisas não andam muito bem. Durante as férias de verão período que assume suas atividades como integrante da realeza, Mia tem a brilhante idéia de mandar jogar na baía de Genovia, infestada por algas-assassinas, dez mil lesmas sul-americanas. Mas o que deveria ser uma solução acabou se tornando um problema ainda maior, e agora Genovia corre o risco de ser expulsa da União Européia
6 1/2. O presente da Princesa - A princesa Mia vai passar mais um Natal na Genovia. Mas desta vez, sua melhor amiga Lilly e seu namorado Michael vão vir visitá-la! O problema é que, entre todos os jantares e eventos formais da realeza genoviana, Mia ainda não conseguiu encontrar o presente perfeito para Michael. E, como de costume, as coisas não serão fáceis para a nossa princesa.
7. A princesa na balada - No sétimo volume da série O Diário da Princesa, Mia esta determinada a se divertir na escola, mas sua participação no movimento estudantil e repentinamente interrompida. Além disso, Grandmère tem um plano muito bem arquitetado para catapultar nossa princesa á fama teatral e fazer com que ela se apaixone por um rapaz que não é o seu amado
7 1/2. Sweet Sixteen Princess (ainda não lançado no Brasil) - Sinopse: Não disponível.
7 3/4. Valentine Princess (ainda não lançado no Brasil) - Dia dos Namorados Significa flores, chocolates e todo romance. Isto é, normalmente significa essas coisas. Mas quando você é a Princesa Mia, nada acontece da forma como deveria.
8. A princesa no limite - Desta vez, tudo parece estar bem para Mia: conseguiu passar de ano e se livrou da responsabilidade de ser a presidente do conselho estudantil. Mas rapidamente ela percebe que o ano está longe de ser cor-de-rosa... A professora de Inglês a inscreveu na matéria de Introdução e Escrita Criativa, e todo mundo sabe que a Princesa da Genóvia quer mesmo é ser uma grande escritora no futuro - será que a sra. Martinez não vê que ela já sabe tudo sobre criatividade?
9. Princesa Mia - Mia precisa discursar em um baile de gala da Domina Rei, uma sociedade de elite, cheia de poderosas mulheres de negócios. O que diabos ela teria a dizer? Agora que Michael terminou com ela de vez, Mia não consegue sair da cama, sua melhor amiga a odeia e todas as suas roupas estão ficando apertadas. Para piorar, está sendo obrigada a ver um terapeuta, Lana Weinberg agora quer ser sua melhor amiga, e Mia descobre o diário de uma antepassada, com revelações que podem mudar o destino da Genovia para sempre. Como uma princesa poderia resolver tantos problemas?
10. Princesa para sempre  - Aguardado último volume da série best seller de Meg Cabot. Finalmente Mia chegou ao último ano do ensino médio. Agora, é entregar seu trabalho final,

Obras

Séries:
A Mediadora -The Heather Wells Mistery – Boy - 1-800-Where-Are-You? - A Garota Americana  -Avalon High -  Queen of Babble -  Cabeça de Vento -  As Leis de Allie Finkle para Meninas -  Insatiable
Romances
A Rosa do Inverno (Where Roses Grow Wild)
Portrait of My Heart (janeiro de 1999)
An Improper Proposal (novembro de 1999)
A Little Scandal (junho de 2000)
Lady of Skye (dezembro de 2000)
Aprendendo a seduzir (Educating Caroline)
Kiss the Bride (maio de 2002

Site oficial Meg Cabot aqui

Um comentário :

Anônimo disse...

Só direi uma coisa: Adoro a Meg Cabot!
Ela é simplesmente diva!