8 de fevereiro de 2012

Editora Biruta

Editora Biruta
http://editorabiruta.com.br/blog/

A editora Biruta foi criada no ano de 2000 por duas profissionais com grande experiência nas áreas de educação e sociologia. 

Eny Maia e Mônica Maluf reúnem à experiência profissional à paixão pela leitura que consideram como Arrigucchi: ...”um espaço de liberdade e imaginação, um lugar de felicidade”. 


Na posição de editoras o compromisso é oferecer aos leitores o melhor texto, as mais criativas ilustrações, e projetos gráficos instigantes. O livro será então um objeto pelo qual se pode dialogar com o mundo a partir das pequenas e grandes experiências de cada um.



Projeto Editorial
A editora Biruta tem sua linha de publicações direcionada para três áreas: Literatura infantil, Literatura Juvenil e Ciências Humanas.


Por que Biruta?
Biruta é um instrumento antigo que indica a direção do vento. Instrumento simples, mas extremamente eficaz e preciso. Tão eficaz que não foi abandonado sequer nos espaços em que se emprega a tecnologia mais avançada. Mesmo considerando todo o avanço tecnológico, este instrumento nunca deixou de ser utilizado. Qualquer aeroporto e heliporto, em todo o mundo, conta com uma biruta.


Nossa perspectiva é ainda o livro como meio mais eficaz para garantir e difundir conhecimento. Todos os modernos meios eletrônicos somam, agregam e acrescentam, mas não substituem o livro. Comparação que pode ser feita com o objeto "biruta".

Literatura Infantil e literatura Juvenil - nosso foco maior
A produção de livros para crianças e jovens representa uma rica oportunidade de formação de leitores. 

O texto literário por ser lúdico joga com nossos sentidos e se abre a múltiplas interpretações. Provoca sentimentos e faz pensar, imaginar.


Selecionamos os textos buscando a receptividade de nossos leitores. 


São textos escolhidos cujos temas podem acrescentar novas vivências à, dos leitores, textos de escritores consagrados e de novos autores brasileiros que demonstram qualidade e talento. 


Selecionamos também textos de escritores internacionais que possam enriquecer a experiência de leitura dos nossos jovens. 


O trabalho da Editora Biruta tem sido reconhecido pelas instituições que promovem a leitura como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e a Câmara Brasileira do Livro por meio de premiações e de destaques relevantes. Muitos dos nossos livros receberam a indicação Altamente Recomendável, o Prêmio Jabuti, a inclusão no White Ravens catálogo de Munique na Alemanha, considerada a maior biblioteca infanto-juvenil do mundo.



Aos textos inteligentes e criativos se somam projetos inovadores com formatos originais capazes de atrair a curiosidade de jovens leitores.


Eu e o Silêncio Do Meu Pai

Caio Riter


Gustavo Piqueira e Samia


16x23 cm.


100 páginas


978-85-7848-082-0


2x2


R$ 33.00





Transformar-se em gente não é tarefa fácil. O Menino muito sofreu, muito chorou. Olhava o Pai e não entendia por que seu pai não era como os outros tantos pais: homens de palavras, homens de carinhos, homens de festa. 

Não. Seu Pai era silencioso, triste. Seu olhar era distante,seu passo era trôpego, seu carinho era vago. Assim, o Menino teria que aprender a amar esse Pai. Teria que aprender a conversar com esse Pai.


Caio Riter nasceu em Porto Alegre, onde mora até hoje. É professor mestre e doutor em Literatura Brasileira. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como os prêmios Açorianos, Barco a Vapor, Orígenes Lessa e Selo Altamente Recomendável entre outros. 

Formado em Jornalismo e em Letras ministra aulas no ensino fundamental e médio, desde 1987, atuando também como professor universitário em cursos de graduação e de pós-graduação. 


Participa como palestrante em cursos de capacitação de professores em várias cidades do Rio Grande do Sul, momento bastante rico de troca e aprendizagem. Todavia, com certeza, ser professor, estar em contato diário com adolescentes, sempre foi e será a melhor escola. Publicou pela Editora Biruta os titulos, Meu Pai não Mora Mais Aqui, As Luas de Vindor e Pedro Noite.


Gustavo Piqueira dirige a Casa Rex (www.casarex.com http://www.casarex.com//), casa de design com bases e São Paulo e Londres e é o designer com mais trabalhos selecionados na história da Bienal ADG de Design Gráfico (48) além de ter recebido dois prêmios Jabuti e diversos prêmios internacionais de design.
Gustavo também já publicou 10 livros entre eles os fictícios como "Marlon Brando - Vida e Obra" (Martins Fontes, 2008) e "Manual do Paulistano Moderno e Descolado" (Martins Fontes, 2007), e os infanto-juvenis "A Vida sem Graça de Charllynho Peruca" (Biruta, 2009) e "Eu e os Outros Pioneiros da Aviação" (Escala Educacional, 2007), ambos selecionados para o PNBE 2010. 


Entre 2000 e 2004 foi diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil e entre 2000 e 2005 deu aulas na Faculdade Senac. Também desenha alfabetos e ilustra livros infantis.



FacebookTwitter

2 comentários :

Mariana Sampaio disse...

Parabéns pela nova parceria! Vocês merecem!

Beijos.

maria ester moraes disse...

que nome interessante para editora! gostei!