24 de novembro de 2011

13a FESTA DO LIVRO DA USP - 2011



A Edusp – Editora da Universidade de São Paulo – é uma das maiores editoras universitárias brasileiras. Desde a criação de seu Departamento Editorial próprio, em 1988, já publicou cerca de mil títulos e inúmeros prêmios.

A maior preocupação da Edusp sempre foi a publicação de obras de reconhecidos especialistas de todas as áreas do conhecimento. Embora dispense atenção especial à produção científica da própria universidade, tida como referência em todo o País, a Edusp não negligencia as grandes obras, clássicas ou contemporâneas, da cultura universal, as quais são publicadas em excelentes traduções e em edições críticas. 
No catálogo da Edusp são encontrados textos dos grandes filósofos e também as mais recentes teorias científicas, além de trabalhos sobre os mais importantes artistas brasileiros: escritores, pintores, gravadores, compositores, arquitetos.

Na última década, a Edusp também apostou no desenvolvimento de um projeto editorial e de um design gráfico diferenciados, estabelecendo um novo padrão que determinou uma revolução no mercado editorial acadêmico brasileiro.

Grande parte dos títulos editados pela Edusp é distribuído entre as séries e coleções criadas em sua história recente, todos pensados e sempre aprimorados para melhor atender o público acadêmico – estudantes, professores, pesquisadores – e leitores de fora da universidade. 

A Coleção Didática, por exemplo, é composta por títulos escritos por professores universitários e é adotada em disciplinas como biologia, geografia, literatura e história em muitas escolas de nível médio do País. História do Brasil, de Boris Fausto, o mais bem-sucedido desses livros, está em sua 12a edição e em tradução para o italiano e para o japonês.

Outra coleção, a Acadêmica, começou em 1994 com um concurso aberto para motivar novos autores: todos os professores da universidade foram convidados e tiveram a chance de apresentar textos em suas respectivas áreas. Os trabalhos escolhidos foram publicados e agora são referência em diversos cursos de muitas universidades brasileiras. Após o concurso inicial, outros livros foram selecionados e, atualmente, a coleção tem cerca de sessenta títulos.

Estes são apenas alguns exemplos: neste site é possível conhecer todos os títulos da Edusp ainda disponíveis. Para saber mais detalhes sobre esses livros, ou quaisquer outras informações, pedimos a gentileza de consultar a página Fale Conosco, cujo link se encontra abaixo, para orientação acerca do setor responsável.

COMO PUBLICAR SEU LIVRO PELA EDUSP
POLÍTICA DE PUBLICAÇÃO DA EDUSP
A avaliação de obras para possível publicação pela Edusp pauta-se, em primeiro lugar, pela sua linha editorial, que privilegia trabalhos originais nas várias áreas do conhecimento de forma a contribuir para o enriquecimento do saber humano. Textos de ficção ou poesia só serão publicados se dotados de um aparato crítico que legitimem sua publicação por uma editora universitária.
DO MATERIAL PARA SUBMISSÃO
A apresentação dos originais deve obedecer aos seguintes procedimentos:

• Apresentação de uma cópia impressa da versão definitiva do texto;
• Apresentação da Proposta de Publicação devidamente preenchida (vide anexo);
• Ofício de encaminhamento endereçado à Comissão Editorial solicitando avaliação do trabalho.

Nesta etapa do processo, não devem ser encaminhados disquetes e/ou quaisquer materiais originais (livros, fotos, cromos etc.) que compõem o trabalho, apenas cópias impressas; eles serão solicitados em tempo oportuno. A Edusp não devolve os originais encaminhados, devendo o autor manter cópias do seu trabalho.

Obras originadas de teses e dissertações devem ser reformuladas pelo autor antes de serem submetidas à apreciação editorial, adotando-se um texto fluido, mais enxuto no que tange às referências bibliográficas e notas de rodapé, com redação uniforme. Citações, referências e/ou digressões, típicas de teses universitárias, deverão ser editadas.

Os proponentes deverão se prontificar, a qualquer momento, a esclarecer dúvidas e/ou realizar reformulações conforme demanda da Comissão Editorial.
DO FORMATO DO TEXTO
Os originais deverão apresentar o texto com conteúdo definitivo, não sendo aceitos projetos, obras incompletas ou com partes a serem acrescidas/ reformuladas posteriormente. A única exceção aceitável, neste caso, será a incorporação a posteriori de um prefácio. A Edusp poderá publicar coletâneas de vários autores desde que os originais apresentem todos os textos completos, bem como todas as referências dos autores colaboradores. É importante frisar que a obra coletiva deve apresentar uma padronização no que tange à redação dos textos, ao uso de notas bibliográficas e de rodapé, à apresentação dos autores, além de uma disposição equilibrada das contribuições, evitando-se a simples constituição de um mosaico de temáticas afins. É imprescindível que o organizador apresente autorizações por escrito de todos os colaboradores. 

Do projeto gráfico e composição e capa

A composição da obra, incluindo o projeto gráfico e criação da capa, será de responsabilidade da Edusp, reservando-se o direito de desenvolver e definir o projeto gráfico que julgue mais pertinente.
DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Os originais recebidos pela Edusp serão encaminhados para um consultor externo, especialista no assunto, a fim de passarem por uma avaliação de mérito. Após apreciar essa avaliação, a Comissão Editorial tomará a decisão final quanto à publicação da obra. Ressalte-se que os pareceres externos apenas subsidiam a sua decisão, não representando, necessariamente, garantia de publicação da obra.

A Comissão se reúne regularmente a cada dois meses, ou quando julgar oportuno. São três as decisões possíveis: o livro pode ser aprovado definitivamente, o que significa que será uma publicação de exclusiva responsabilidade da Edusp; o livro pode ser aprovado em regime de co-edição (neste caso, o autor deverá se encarregar da procura de outra editora para dividir os custos de produção do livro); ou o livro pode ser recusado. Os originais aprovados serão publicados de acordo com o fluxo de produção da Editora. Os autores, após a aprovação da obra, deverão entregar o texto definitivo num prazo máximo de seis meses.

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas junto à Presidência da Edusp (A/C Carla Fernanda Fontana, Editora-assistente) no telefone (11) 3091-4007 ou ainda pelo e-mail: carlaff@usp.br.
ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
Editora da Universidade de São Paulo
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1975 - Butantã
05581-001 – São Paulo – SP – Brasil
Fone: (011) 3091-4007 – Fax (011) 3091-4169
Home Page: www.edusp.com.br 

Eventos

  13a FESTA DO LIVRO DA USP - 2011

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...