17 de outubro de 2011

Plenarinho lança concurso baseado na Constituição e no ECA

A turma do Plenarinho estuda a Constituição
Uma Constituição comanda a vida de um país e só nasce depois de um esforço coletivo de parlamentares e da sociedade civil. Por isso ela é tão importante e precisa ser comemorada. Como o aniversário da nossa Constituição Cidadã acontece no mês do dias das crianças, a Turma do Plenarinho resolveu lançar um concurso para celebrar as duas datas juntas.


O desafio é o seguinte: Nós lançamos uma história em quadrinhos que está aí embaixo e você vai dizer como ela termina. Os nossos personagens estão em uma situação difícil e precisam de ajuda para resolvê-la. E quem vai dizer qual é a melhor solução para o problema deles é você. Mas para isso você vai precisar usar a Constituição e o que ela diz sobre os direitos das crianças e adolescentes brasileiros. Você também deve contar com a ajuda do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - para ver esses direitos detalhados.

Achou complicado? Vamos às regras:

- Os participantes deverão ter entre 10 e 14 anos.
Entrevista com a Dona Constituição
- Use ao máximo a sua criatividade e imaginação para contar o resto da
história, mas baseie-se nos direitos e deveres garantidos pela
Constituição e pelo ECA para resolver o problema apresentado.
- Para escrever o final, você vai ter que seguir o número de quadros e
balões vazios da história.
- Diga pra gente o(s) artigo(s) você usou para escrever o final. Eles
não vão fazer parte dos quadrinhos ou balões, mas precisam ser
citados.
- Você deverá se incluir na história para ajudar a Turma.
- Envie um email com a sua história para plenarinho@camara.gov.br e não esqueça de anexar uma foto sua. Não precisa se preocupar em fazer o desenho, porque a equipe de desenhistas do Plenarinho vai colocar no papel a melhor história. A melhor história enviada vai servir de modelo para o desenho final. Você também precisa mandar o seu telefone e o nome de um adulto responsável. No final, a equipe do Plenarinho vai desenhar o melhor final, inclusive com você nela!


PRÊMIO

O vencedor ganhará livro, DVD e um jogo, além da sua imagem desenhada pela equipe do Plenarinho. O desenho será enviado por meio eletrônico, juntamente com o a história completa. A historinha será publicada na página dos quadrinhos do portal Plenarinho, na data estabelecida abaixo.

PRAZOS

dona constituição
Você deverá enviar o seu final por e-mail até o dia 04/11/2011. O resultado será divulgado no dia 16/11/2011, juntamente com a publicação da historinha.

Não esqueça: o escolhido será o final mais criativo, divertido e que tenha uma solução baseada no que diz a Constituição e o ECA. Clique aqui para baixar a versão para impressão.

Um comentário :

Mariana Sampaio disse...

Gente, mas que coisa maravilhosa! É realmente super importante conhecer a constituição e tudo mais!

Adorei saber!

Beijos.

Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel