25 de outubro de 2012

Making of “Através do Universo”


Texto original reproduzido do blog da Editora Novo Século
Quem nunca ficou curioso sobre a produção de um livro?
Saber por que escolheram traduzir o nome do personagem, manter ou não a capa original e uma série de outras questões.
Pensando nisso, entrevistamos a nossa equipe de coordenação editorial de livros estrangeiros e tiramos algumas dúvidas sobre o livro “Através do Universo”.
- Por que optaram por manter os nomes originais dos personagens? 
Quando se faz tradução de ficção, normalmente não se traduzem os nomes de lugares e personagens. Há, claro, casos especiais: quando o nome faz alguma referência a características do personagem, quando se trata de uma piada, de um trocadilho, de um jogo de palavras… Dependendo do público-alvo a que se destina a obra, a tradução é recomendada para garantir uma boa compreensão do conteúdo.
No caso de Através do Universo, de Beth Revis, temos o exemplo dos personagens Elder e Eldest. Em inglês, os termos já estabelecem de cara a relação entre os personagens (“mais velho”; “o mais velho de todos”).
Aqui optou-se pela manutenção dos nomes no idioma original, puxando nota para explicar tal relação.
Como foi a escolha da capa? 
A escolha da capa é uma etapa bastante importante na produção de um livro, e depende de uma série de fatores. Espera-se que o livro tenha uma capa esteticamente agradável, chamativa, comercialmente interessante, adequada ao conteúdo e ao público-alvo da obra etc. A capa original do Através do Universo foi muito elogiada no exterior, e a equipe da Novo Século resolveu apostar nela também para o mercado nacional.
Quais são as etapas de produção de um livro estrangeiro? 
Assim que os direitos de publicação de um livro são comprados, o texto é encaminhado à tradução. Testes são realizados, sempre com a preocupação de que se encontre o tradutor certo para cada título.
O texto traduzido passa, então, pelas etapas subsequentes da produção: preparação de texto, diagramação, revisão, leitura final e acabamento. Em paralelo, seguem as etapas de arte (definição de capa e outros itens de divulgação).
Como é o relacionamento entre editora, tradutor e autor? 
Em geral, o coordenador responsável pela produção do livro mantém contato direto e constante com o tradutor, antes, durante e após a tradução. É importante que ocorra esta troca de ideias, que sempre acrescentam à qualidade do produto final. Quanto aos autores, alguns gostam bastante de acompanhar a produção de seus livros, dando opiniões e fazendo comentários. Outros, porém, não podem dedicar muito tempo a todas as edições de suas obras. Nestes casos, o contato da editora acaba sendo apenas o agente responsável.
 Para qual público esse livro é indicado? 
Infanto-juvenil. Porém, tem potencial para agradar vários tipos de públicos, de idades diferentes, devido à riqueza de sua história, que mistura romance, ficção científica, uma distopia fascinante, suspense e passagens extremamente poéticas e simbólicas.
Os 50 primeiros compradores do "Através do Universo", GANHARÃO uma linda CAMISETA PERSONALIZADA DO LIVRO! 
Para maiores informações veja o regulamento no blog da Novo Século Editora - www.novoseculo.com.br
DO OUTRO LADO DO UNIVERSO, UM MUNDO INTEIRO OS ESPERA. CONSEGUIRÁ SOBREVIVER A ESSA INCRÍVEL VIAGEM?
 Amy deixou para trás seus amigos, seu namorado, seu mundo inteiro para se juntar aos pais a bordo da nave espacial Godspeed. Para a longa viagem, ela e seus pais foram criogenicamente congelados, esperando enfim acordarem em um novo planeta: Terra Centauri. Porém, cinquenta anos antes do previsto, a câmara criogênica de número 42 é misteriosamente desligada, e Amy se vê forçada a sair de seu profundo sono de gelo. Alguém havia tentado matá-la. Agora, Amy está presa em um novo – e pequeno – mundo, onde nada parece fazer sentido. Os 2.312 passageiros a bordo de Godspeed são liderados pelo tirânico e assustador Eldest. Elder, seu rebelde sucessor, parece ao mesmo tempo fascinado por Amy e ansioso por descobrir nele mesmo tudo o que se espera de um líder. Amy quer desesperadamente confiar em Elder, mas será que ela deve colocar seu destino nas mãos de um garoto que jamais conhecera a vida fora daquelas frias paredes de metal? Tudo o que Amy sabe é que ela e Elder devem correr para desvendar os segredos mais ocultos de Godspeed, antes que o assassino tente matá-la novamente.

Os 50 primeiros compradores do "Minha Vida Indecisa", GANHARÃO um lindo MOUSE PAD PERSONALIZADO DO LIVRO!
POR FAVOR, POR FAVOR, LEIA ESTE LIVRO! MINHA VIDA DEPENDE DISSO! Ok, talvez isso tenha soado um pouco melodramático demais, mas me desculpe: eu estou me sentindo um pouco melodramática no momento. É o seguinte... Meu nome é Brooklyn Pierce, tenho 15 anos e tenho um problema sério com “decisões”. Sério, eu não consigo nem me lembrar da última boa decisão que eu tomei na vida, mas me lembro de um monte de péssimas escolhas que eu fiz. Incluindo aquela festa que eu resolvi dar quando meus pais estavam viajando, aquela em que eu acidentalmente coloquei fogo em nossa casa. É este não foi um dia legal... Mas olha só, acabei tendo uma ideia: criei um blog. Nele, os leitores podem tomar minhas decisões por mim. Sim, é isso mesmo, eu desisti, joguei a toalha. Agora, deixo que uma outra pessoa decida que livro eu vou ler pras aulas de inglês, ou se eu devo ou não aceitar o convite para participar do grupo de debates, o convite que recebi daquele carinha bonitinho-mas-estranho que me salvou de morrer engasgada na cafeteria (nota mental: mastigar o melão antes de engolir). Eu deixo até que outra pessoa decida com quem eu devo sair! Bem, acontece que algumas coisas na vida não dependem das escolhas que você faz (ou que fazem por você), e o amor é uma delas. E agora tudo parece pior que antes... Mas você não precisa acreditar em mim. Leia o livro e decida por si mesmo. Você vai rir, chorar, gritar de agonia. Ou talvez só eu seja assim. Afinal de contas, esta é a minha vida!

AGENDA DA MULHER 2013 
Mensagem para cada início do mês, 12 reflexões pautadas com temas e relevância feminina. Para cada semana, uma mensagem biográfica; com 52 mensagens tomando como exemplo mulheres que se destacaram na Bíblia. Uma agenda moderna que proporciona a oportunidade para o planejamento diário sem abrir mão da meditação, reflexão e prática cotidiana da palavra de Deus, contendo plano de leitura bíblica, versículos diários sobre assuntos pertinentes a mulher com um leiaute feminino. Espaço para anotações, agenda pessoal e calendários. 
Os Meninos de Deus é um relato corajoso e comovente sobre uma geração excluída no Brasil: os menores carentes que viveram durante as décadas de 1970 e 1980 sob a guarda de orfanatos religiosos onde, longe de serem protegidos e tutelados como esperavam, eram frequentemente submetidos a maus-tratos. Um dos personagens centrais desta história é José Ribeiro Rocha, que retrata neste livro-reportagem suas experiências durante a passagem pela Casa do Meio – lar destinado a adolescentes –, onde ele e seus companheiros foram vítimas de agressões física, moral e psicológica, além de violações sexuais. E o pior: muitas vezes, tais atrocidades eram cometidas justamente por aqueles que deveriam ser seus “protetores”. Tudo parecia envolto em um véu de silêncio e moralismo, mas difícil de ocultar o terror que circundava dia e noite a instituição.

CONTOS DE UMA FADA-A NASCENTE DAS MONTANHAS

Um julgamento aguarda por Michelle. Seu crime? Nascer. Michelle está prestes a ter sua vida virada de cabeça para baixo. Ela passa de uma simples garota carioca que gasta seu tempo livre com o namorado, namorado, Guilherme, ...
SAIBA MAIS

HERDEIRO DOS SONHOS

Todas as pessoas têm o potencial de alcançar seus sonhos, cabe a cada um encontrar dentro de si o que pode fazê-lo… despertar Após uma tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto ...
SAIBA MAIS


CHAMADO DAS SOMBRAS

Misteriosamente, a Princesa Eleanor desaparece sem deixar vestígios, e ninguém é capaz de explicar seu paradeiro. Numa busca extensa e persistente por sua amada, o Príncipe Carmanni luta por respostas que não parecem estar...
SAIBA MAIS

PRESSÁGIO – O ASSASSINATO DA FREIRA NUA

  Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio...
Confira o catalogo completo acessando aqui

Nenhum comentário :