29 de agosto de 2012

III Festival de Literatura Infantil

http://monteirolobato.sp.gov.br/

II Festival de Literatura Infantil em Monteiro Lobato-SP

Escritores celebram o universo da literatura infantil

De 30 de agosto a 02 de setembro, o município de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove o III Festival de Literatura Infantil, evento que visa incentivar a leitura e promover o encontro entre escritores e o público.  Nesta edição, destaca o legado de José Bento Monteiro Lobato, que completaria 130 anos em 2012. Foi no município que o escritor criou suas principais obras literárias: Urupês, Jeca Tatu e o Sítio do Picapau Amarelo.

Para comemorar a data, na quinta e sexta-feira, as atividades ocorrem nas escolas municipais e na biblioteca pública da cidade. Entre as atrações, contação de histórias com o escritor Jonas Ribeiro e apresentações teatrais. Destaque para o espetáculo musical “O Mágico de Oz”, da Cia. Paulista CulturaMix.  


Mundo Infantil: No sábado e domingo, a Praça Deputado Cunha Bueno promove um verdadeiro passeio pelo mundo da literatura, com exposição, venda e distribuição de livros, brincadeiras e oficinas culturais. A tenda principal será palco para bate-papo com escritores, literatura cantada e apresentações artísticas.

Entre as atrações do sábado: o astronauta brasileiro Marcos Pontes, a escritora vencedora do prêmio Jabuti (2009) Dulce Auriemo, juntamente com a “Turminha do Espantaxim” e o cantor e compósito Jair Oliveira “Jairzinho”, indicado ao Grammy Latino (2010) na categoria melhor álbum infantil pela obra “Grandes Pequeninos”.
Legado de Lobato: Na manhã de domingo, às 9h30, os escritores Oiram Antonini, Nelson Somma Junior, Conceição Molinaro e Carmem Lúcia de Azevedo, se reúnem na mesa “Monteiro Lobato”. Uma ótima oportunidade para conhecer a obra do mais importante escritor da literatura infantil brasileira.

Logo em seguida, a atriz Noemi Gerbelli, interprete da diretora Olívia, na novela Carrossel do SBT, participa de um bate-papo com as crianças integrantes do “I Concurso de Crônicas”, realizado pela Secretaria de Educação.

 Encontro com Ziraldo: No encerramento do evento, às 15h, um agradável bate-papo com o escritor Ziraldo. Prestes a completar 80 anos, é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Desde 1979 concentra-se na produção de livros para as crianças, entre eles, “O Menino Maluquinho”, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para o teatro, quadrinhos, ópera-infantil, internet e cinema. Simplesmente imperdível.

O III Festival de Literatura Infantil é realizado pelas Secretarias de Cultura, Turismo e Educação de Monteiro Lobato. Todas as atividades são gratuitas. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3979-1314.

Nenhum comentário :

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...