13 de maio de 2012

Divulgando "MELISSA - PEDRO E OUTROS PARENTE - Stefânia Andrade

Em MELISSA - PEDRO E OUTROS PARENTES nossa amiga apresenta seu primo e melhor amigo e fala das descobertas acerca das relações familiares: o que são avós, bisavós, primos, tios... Vocês conhecerão até mesmo a árvore genealógica da Melissa!


Confira as primeira páginas acessado aqui.



Melissa tem cinco anos, é uma menina alegre, curiosa e sonhadora. É uma personagem fictícia, mas que tem muito de sua criadora:falante, extrovertida, curiosa e ansiosa por aprender.
Melissa apresenta seus pais, avó e irmão e esses familiares são importantes para ela, pois como só tem cinco anos, é a primeira referência de grupo social que tem, mesmo contando que já vai à escola.
A questão central do livro é a dúvida de Melissa: ela é uma criança grande ou pequena? Em alguns momentos dizem que ela é pequena, em outros falam o contrário. Qual será seu verdadeiro tamanho? A única certeza que Melissa tem é de que ainda tem muito que aprender.
Melissa foi inspirada no trabalho com os alunos de Stefânia. Muitas pessoas acham que Melissa é a autora e outras perguntam se é sua filha. Ela diz que é um pouco das duas.
Para dar um rosto à Melissa e seus familiares, Stefânia ‘os apresentou’ a um primo designer gráfico, Felipe Rosa, também de São José dos Campos, que aceitou o desafio e a parceria foi firmada. Ele é responsável pela ilustração e diagramação da obra.
Desde cedo, Felipe demonstrava interesse pelo desenho e, atualmente, trabalha no segmento editorial de marcas e embalagens. Este foi seu primeiro projeto gráfico para crianças e como ilustrador infantil.


Texto: Jornalista Avelino Israel


Conheça quem é  Stefânia Andrade
Stefânia Andrade é natural de São José dos Campos, onde vive desde então. É formada em pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e possui especialização em educação infantil e alfabetização. Durante a faculdade trabalhou com projetos sociais no Centro Brasileiro da Infância e da Juventude (Cebrij); com filosofia para crianças e orientação vocacional.
É professora de ensino fundamental na Escola Moppe e de educação infantil na rede municipal de São José dos Campos. Por trabalhar com salas de alfabetização desde o início da carreira, foi entrando neste universo encantador da escrita. E mesmo escrevendo há muitos anos, foi nesse período que nasceu Melissa, que já possui várias histórias escritas.
Stefânia sempre gostou de escrever. Redações na escola, pequenos romances imaginários, diários... Passou a rascunhar, pensando em escrever um livro na época da faculdade, entre 2002 e 2005, pois nesse período também fez sua ‘Memória Educativa’, uma obra completa sobre seu percurso como estudante, professores e a importância de cada um deles em sua vida. Gostou do resultado e pensou que outras pessoas poderiam gostar de ler o que havia escrito.
Sua prática como docente e sua paixão pela literatura infantil a inspiraram a escrever para crianças. “Encanto-me como as crianças, sou fã de carteirinha de Ruth Rocha, Eva Furnari e Ana Maria Machado. No entanto, a literatura juvenil também me fascina. Devorei a série Vaga-Lume quando menina e trocava livro na biblioteca da escola a cada dois dias. Li todos os livros juvenis de Pedro Bandeira e Marcos Rey e tenho rascunhos para essa faixa etária que pretendo publicar futuramente”, ressalta Stefânia.


Texto: Jornalista Avelino Israel


Contato

STEFANIAMANDRADE@GMAIL.COM

Nenhum comentário :