15 de maio de 2012

Cassará Editora - Livraria Arlequin – Livraria da Travessa convidam para os lançamento dos livros: Museus Imperiais: uma viagem às imagens do Brasil na narrativa e No Jornalismo não há fibrose

convitetela
Cassará Editora e Livraria Arlequim
convidam para o lançamento do livro
Museus imperiais: uma viagem às imagens do Brasil na narrativa de Carl von Koseritz
de Maria de Simone Ferreira, a ser realizado a partir das 17h do dia 17 de maio de 2012,
na Livraria Arlequim, Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 48, Loja I
Centro, Rio de Janeiro – RJ
Tel. (21) 2524-7242


ISBN: 978-85-64892-05-7
Autor: Maria De Simone Ferreira
Editora: Cassará
Páginas:192                                       
Preço: R$ 39,00                                               
Formato: 14 x 21 cm
RESUMO:


Maria De Simone nos convida a uma dupla e fascinante viagem. Viagem aos museus imperiais, em que nos encontramos com uma dessas singulares personagens que atiçam a nossa curiosidade: Carl Von Koseritz. Koseritz foi uma figura que conjugava características aparentemente antagônicas: foi ao mesmo tempo soldado mercenário; aventureiro; escritor; intelectual e etnógrafo.
Mas a autora nos convida a empreender também uma outra viagem: ao mundo dos museus e a refletir sobre esses espaços tão especiais. Espaços estes que se situam entre o mítico, o sagrado e o histórico.
Depois de ler o seu livro com toda certeza não mais entraremos em um museu do mesmo jeito.


RESENHA:
Certamente a leitura do livro Museus Imperiais, de Maria De Simone Ferreira nos faz pensar a respeito do papel das viagens e dos relatos de viajantes e sua possibilidade de construir um imaginário sobre pessoas, lugares, objetos, ou seja, sobre culturas. Esse estudo apresenta um personagem complexo e um dos principais construtores de uma ideia de Brasil: Carl von Koseritz. Ao reconstruir sua trajetória intelectual, podemos compreender melhor seu modo de pensar e sua visão de mundo; essa é uma das viagens sugeridas por este estudo.
O que nos propõe essa leitura? Atualizar a nossa visão sobre o imaginário de construção de um país virginal a ser desbravado, tendo como base exatamente essa poética do olhar viajante que busca o exótico, mas também a conformação do familiar. Viajemos juntos.
José do Nascimento Júnior, Antropólogo, Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MinC)
Aos leitores do livro, abrem-se muitas outras viagens possíveis, tanto pelo diálogo que a leitura instaura com a narrativa e com a narradora quanto, quem sabe, porque o trabalho de Maria é o melhor dos convites para a leitura ou a releitura das Imagens do Brasil de Carl von Koseritz.
Margarida de Souza Neves, Professora Emérita do Departamento de História da PUC-Rio. Atualmente, coordena o Projeto Núcleo de Memória da PUC-Rio (www.nucleodememoria.puc-rio.br).
SOBRE A AUTORA:
Maria De Simone Ferreira é museóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (2004), especialista em Patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio -IPHAN/UNESCO (2005) e mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2009). Em 2006, ingressou no quadro do IPHAN como Técnica em Museologia lotada no Museu de Arqueologia de Itaipu, onde vem desenvolvendo, desde então, pesquisas sobre os processos de construção de memória das ocupações humanas na região de Itaipu, que já culminaram com a exposição de longa duração “Percursos do Tempo: Revelando Itaipu” e com a criação do Programa de Educação Ambiental da instituição em 2010.
Dirige o Museu de Arqueologia de Itaipu desde 2009, ano de criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), ao qual o MAI é vinculado. É, também, ministrante da oficina de Plano Museológico do Instituto Brasileiro de Museus e participa como membro de Comissões Especiais de Seleção dos Editais do IBRAM.


convite-jornalismo-nc3a3o-hc3a1-fibrose
A Cassará Editora e a Livraria da Travessa convidam para o lançamento do livro:
No Jornalismo não há fibrose
de Felipe Pena, com debate sobre “Ética no Jornalismo” no auditório, seguido de coquetel e sessão de autógrafos, a partir das 19 horas do dia 16 de maio de 2012 na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A Tel.: (21) 3138-9600


ISBN: 9788564892071 
Autor: Felipe Pena 
Editora: Cassará 
Preço: R$ 39,00

Nenhum comentário :