31 de dezembro de 2011

Os 100 livros essenciais da literatura mundial

A redação da revista BRAVO! e colaboradores selecionaram os 100 livros mais importantes da literatura mundial.





Jorge Luis Borges imaginou certa vez uma biblioteca que contivesse todos os livros do mundo - não apenas os existentes, mas também todos os possíveis. Mais: um único volume desse acervo fantástico ofereceria a chave de compreensão de todos os outros, permitindo que decifrássemos, afinal, o que somos. O texto, A Biblioteca de Babel, foi publicado no Brasil no livro Ficções, uma das 100 obras presentes na lista de 100 livros essenciais da literatura mundial. Esta lista, naturalmente, é mais modesta que o volume imaginado pelo escritor argentino, mas não deixa de ser ambiciosa na sua abrangência. 
Para fazer a seleção, nos baseamos sobretudo nos estudos do crítico americano Harold Bloom, autor de O Cânone Ocidental e Gênio, além de rankings anteriores, como os da revista Time e da Modern Library, selo tradicional da editora americana Random House. No entanto, a decisão final coube à redação da revista BRAVO! e aos colaboradores especialmente convidados para este trabalho.

Uma lista tão reduzida como esta, diante de uma produção tão vasta, implicou escolhas difíceis já na seleção dos livros. Como conciliar a importância histórica com o apreço pessoal? Não há ciência que possa responder a questões como essa - nem é nossa intenção. A lista que aqui apresentamos tem por objetivo estimular os leitores a fazer as suas próprias. A partir dessas infinitas listas, que contam infinitas histórias pessoais, quem sabe não nos aproximamos um pouco mais, como imaginou Borges, de entender o que somos.

Conheça a relação acessando >>aqui<< e manifeste sua opinião.

2 comentários :

Érica_M disse...

Que vergonha! Só li um livro da lista (O Retrato de Dorian Gray). Mas os que quero ler são vários! *.*
Pronto, já coloquei uma meta de livros para a minha vida. Rs. Preciso ler todos!
Adorei a matéria. Muito legal ter divulgado aqui! Parabéns!

Bjoos

Marcia Rios disse...

Oi Érica,

Obrigada pelo carinho. Boas Leituras e volte nos contando como está sua meta.

Bjs.