13 de setembro de 2011

Organizadores Gráficos – Editora Moderna



Os organizadores gráficos têm como principal função estimular a memória visual e facilitar a compreensão e fixação de conceitos, através da representação gráfica dos conteúdos estudados e da síntese de processos por palavras-chaves. Hoje, todos nós estamos em constante sintonia com notícias e informações que se atualizam em tempo real. Desta forma, uma das ideias dos organizadores gráficos é ajudar os alunos a serem “editores da realidade”, retendo cada vez mais dados relevantes e contextualizando-os com seus conhecimentos prévios.


Assim como os professores precisam criar roteiros para manter a sua linha de raciocínio durante as aulas, os estudantes também necessitam de ferramentas que estimulem a sua memória visual e os tornem aptos a criar seus próprios roteiros. Este é o papel dos nossos ORGANIZADORES GRÁFICOS nos livros didáticos da Editora Moderna:
Compreensão global
A sistematização dos conteúdos facilita a sua assimilação. Ao decompor os assuntos em partes, o aluno pode entender todo o processo do tema estudado. Além disso, a transmissão de informações torna-se mais efetiva quando recursos verbais e visuais se unem
Trabalhando habilidades
Com organizadores gráficos, o professor leva o aluno a definir conceitos, associar ideias, demonstrar hierarquia, comprar e apontar semelhanças, montar a sequência de um processo e estabelecer relações de causa e efeito.
Maior motivação
Muitas atividades solicitam que o estudo se faça por meio dos organizadores; assim, o aluno é motivado a construir paineis de estudo personalizados. De forma autônoma, ele se torna responsável pelo próprio conhecimento.
Saiba mais
Confira a matéria “Que tal um roteiro?”, na revista Educatrix, na página 58. Lá, você pode conferir alguns tipos de organizadores gráficos e como eles podem auxiliar na formação dos alunos.
profile

Nenhum comentário :