6 de maio de 2011

Ember – A Cidade das Sombras

Já se imaginou vivendo em um lugar onde tudo depende de um imenso gerador, que abastece lâmpadas penduradas no teto por toda a cidade, sem céu, sem nada, a não ser o espaço infinito de uma caverna? Pois é neste cenário sombrio que  a história do livro “Ember –  A Cidade das Sombras”  se desenrola.


A autora,  Jennifer DuPrau, é  responsável por nos levar para as entranhas desta cidade subterrânea. Nela, conhecemos os meninos Lina e Doon, que estão prestes a desempenhar funções ao completar 12 anos. Lina recebe por sorteio o trabalho nas canalizações da cidade, mas o que deseja é trabalhar como mensageira. Acontece que quem tira esta função é Doon e os dois decidem trocar, já que a ambição de Doon em descobrir onde fica o grande gerador vem a calhar com  o desejo de troca de Lina, selando aí uma grande amizade.

A cidade de Ember vive constantemente com falhas de energia elétrica, mas o que poucos sabem é que o tempo de vida na cidade está por um fio, logo porque a cidade foi planejada para durar duzentos anos. A geração de Lina e Doom sequer sabe disso, porque vive lá sem  muito conhecimento sobre o passado, sobretudo sobre a causa que os levou até aquele lugar. Apenas o leitor sabe que, após um desastre nuclear, apenas alguns escolhidos foram levados para a cidade, e ainda assim, muitos eram idosos e recém-nascidos, possibilitando, de maneira proposital, que Humanidade tivesse um novo recomeço, sem ideia de seu passado.  Acontece que uma maleta explicando as diretrizes de como sair de Ember foi perdida, por gerações e gerações, e só Lina e Doon serão capazes de descobrir onde ela está.
 
Ficou curioso? Então, corra para uma biblioteca perto de você, e leia este livro repleto de suspense e mistério! A narrativa é densa, muito detalhada, e vale a pena conferir. Existem outros volumes da série, mas ainda não foram publicados no Brasil.
Comente o que achou. E até a próxima Sexta-feira Fantástica!
 

EXTRAS

 
Como não haveria de deixar de acontecer, o livro ganhou uma versão para as telonas, com produção de Tom Hanks, e da Walden Media, que também produz as Crônicas de Nárnia. Gostei muito da adaptação!. Se você é daqueles que gosta de ler e ver as versões da história no cinema, confira o trailer abaixo:
 

Um comentário :

Apaixonada por Livros disse...

Eu adorei!

As sextas estão super fantásticas.