18 de abril de 2011

Educação sob medida - Porto de Idéias

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logo Nosso propósito inicial na elaboração do Oii Sistema de Ensino foi desenvolver um material didático que atendesse a necessidade das grandes redes públicas e privadas de ensino e a subsidiasse na consecução de sua responsabilidade constitucional com a Educação Básica. A dificuldade na incorporação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, atual guia curricular para a educação nacional, na prática pedagógica do professor em sala de aula, é um traço do sistema educacional brasileiro. 
A percepção desta dificuldade nos levou, inicialmente, a constituir um grupo de estudos, com especialistas de todas as áreas do conhecimento, visando adequar a prática pedagógica do professor aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um dos produtos deste grupo de trabalho foi a elaboração de um material didático diferenciado, feito sob medida para o uso do professor em sala de aula. O material que ora apresentamos, Oii - Orientações Instrucionais Inteligentes, é o produto concreto deste trabalho que traduz na prática os esforços de uma equipe multidisciplinar em busca da elaboração de um material de apoio didático-pedagógico para a Educação Básica, estabelecendo para o estudo dos conhecimentos significativos, uma metodologia de ensino renovada pela diversidade de estratégias e procedimentos, enriquecendo a prática educativa do professor em sala de aula com os recursos oferecidos pela arte, literatura, ciência e filosofia. Este material didático é também um facilitador da função educativa do professor, favorecendo-o na construção de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização do tempo e dos espaços, nas formas de ensinar, de aprender, de avaliar, implicando a disseminação das novas concepções de currículo, conhecimento, desenvolvimento humano e aprendizado.

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Nossa primeira preocupação na preparação do material pedagógico foi reconhecer e valorizar a prática educativa do professor, entendendo que nada pode substituí-la, uma vez que resulta de uma relação dinâmica e interativa com o aluno.
Nossa segunda preocupação foi produzir um material didático que propiciasse uma seqüência de conhecimentos significativos e atividades que facilitassem o trabalho do professor em sala de aula, assegurando orientações objetivas e informações claras quanto à sua melhor utilização, garantindo, assim, aquele mínimo de unidade que toda rede de ensino deve apresentar dentro do princípio da eqüidade e justiça social.
Concebido para ser a principal ferramenta da prática pedagógica do professor, o Oii visa tanto o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno como a construção de sua efetiva cidadania. Pode-se dizer então que, na sua concepção pedagógica, o Oii vai ao encontro dos princípios e finalidades norteadoras dos parâmetros curriculares nacionais, ao entender que o desenvolvimento humano é contínuo, que o conhecimento deve ser abordado em uma perspectiva de totalidade, que a diversidade metodológica e a avaliação diagnóstica, processual e formativa devem estar comprometidas com uma  aprendizagem inclusiva, em que o aluno, dentro da escola, aprenda de fato.
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