17 de fevereiro de 2011

O Livro Negro dos Segredos



Sejam bem-vindos à Sexta-feira Fantástica. Um espaço para conhecer o que anda aterrisando (ou saindo?) das prateleiras das livrarias nos últimos anos, e, como esquecer? sendo lido por aí.
Hoje, esta coluna  indica o seu primeiro e intrigante livro fantástico:"O Livro Negro dos segredos" de F. E. Higgins (Ed. Record).

livro-negroComo o título mesmo sugere,  é uma trama repleta de segredos, intrigas, e o que é mais importante: suspense.
Ficou curioso? Então, conheça um pouco sobre a trama.
A história começa apresentando as memórias de um menino chamado Ludlow e sua desastrosa convivência com os pais, que por sinal são merecedores de serem chamados apenas por “Pa” e “Ma” (aqui, reservo-me o direito de dizer que são mesmo uns monstrões). 
Depois de uma terrível experiência envolvendo “Pa” e “Ma”, Ludlow é levado a embarcar às escondidas na boleia da carruagem de um rico e mesquinho aldeão, que, sem saber da sua carga, dá carona ao menino até Pagus Parvus, um vilarejo isolado e sombrio, ao pé de uma colina.

É neste vilarejo que Ludlow conhece o velho e comprido Joe Zabbidou, um penhorista, que assim como o menino, chegou ali a pouco. Mas não se engane com as aparências e não pense que Zabbidou está ali à toa, pois existe uma razão muito singular para o sujeito se alojar no vilarejo. Para começo de história Zabbidou não é um penhorista qualquer: penhora segredos, e o que é mais esquisito... paga por eles.
Assim, um a um, os moradores vão revelando os seus segredos, sedentos para libertarem-se  deles (além de ganharem uns trocados). Zabbidou, por sua vez, registra as histórias nas páginas de um livro, e nomeia Ludlow o seu assistente.
Estranho? Bem, imaginem, então, quantos segredos cabeludos um vilarejo como Pagus Parvus pode esconder...? Açougueiros que usam carne humana, ou ladrões de defuntos são alguns deles...
Segredos guardados, não faço segredo do quanto gostei do livro.  A narrativa pode parecer confusa no começo, pois é narrada ora por Ludlow, ora em terceira pessoa, mas isso não quebra o andar da carruagem, porque temos aí uma história muito bem escrita e original.
Ah, e o sapo da capa tem uma participação muito significativa na história!

Extras

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a autora F.E Higgins e seus livros sombrios (afinal, “O Livro Negro dos Segredos” é o primeiro de uma trilogia), é só clicar na imagem abaixo. O  site está em inglês, mas vale conferir.

site_livro_negro


Até a próxima Sexta-feira Fantástica, e, claro, boa leitura…!
(Nanuka Andrade)

Nenhum comentário :