5 de novembro de 2010

Conhecendo o Autor - Thiago Fernandes

Turminha apresentei a vocês o escritor Thiago Fernandes há alguns dias e hoje estou publicando a entrevista que ele gentilemente concedeu ao Teen e mostrar os outros trabalhos já publicados do autor.

Olá Thiago,
Agradeço a gentileza de ter aceitado o meu convite para participar dessa entrevista.
Antes de iniciar as perguntas poderia falar um pouco sobre você.
R: Oi, Márcia. Primeiramente, gostaria de agradecer pela oportunidade de divulgar minhas obras. Fico feliz pelo interesse e espero poder contribuir, pelo menos um pouco, com o público infanto-juvenil. Desde cedo, lá pelos meus 10, 11 anos, já demonstrava criatividade quando fazia histórias em quadrinhos, de personagens como a “Família Dinossauro”, sucesso em meados dos anos 90. Porém, arrisquei minhas primeiras palavras no início do ano 2000, quando escrevi diversos poemas. Em 2003 iniciei minha primeira história; “Dragões da Noite”(DdN), obra já concluída e dividida em 2 volumes “O Reino de Ava” (440 pgs) e “O Segredo Final” (515 pgs).
1)      Seus livros são direcionados ao público jovem, como surgiu essa preferência?
R: Na verdade foi mais por oportunidade, do que por opção. No final de dezembro de 2006 estive na Editora Leitura para apresentar “DdN”, mas o editor queria lançar livros infanto-juvenis e me solicitou uma história de mistério/terror para tal público. Em sete dias concluí “O Fantasma de Vila Esperança”, cuja publicação foi aprovada em janeiro de 2007. Porém, antes que fosse lançado, a editora me solicitou outra história com a mesma turma, nascendo assim a coleção “A Turma 5”. Em março de 2007 foram lançados “O Fantasma de Vila Esperança” e “O Enigma do Monstro”.
2)      Em 2007 foi lançado a coleção “A Turma 5”, muitos autores mencionam as dificuldades da publicação como foi esse processo para você?
R: Acredito que estava no lugar certo, na hora certa. Eu possuía uma história de aventura e fantasia em mãos, assim que cheguei à editora, e saí de lá tendo que criar algo totalmente diferente do que estava imaginando. No trajeto da editora para casa tracei a ideia da turma, a cidade e toda a trama. Com empenho, fé e dedicação, consegui atingir meu objetivo, o de me tornar um autor publicado.
3)      “A Turma 5”  é composta de 5 livros “A CIDADE DOS LOBISOMENS “ “O FANTASMA DE VILA ESPERANÇA” “O ENIGMA DO MONSTRO” “O ENIGMA DO MONSTRO” e “O MISTÉRIO DO ALÉM” – Como você cria seus personagens? A seqüência dos 5 foi criado em quanto tempo?
R: Na verdade a coleção “A Turma 5” é composta por 4 volumes. “A Cidade dos Lobisomens” segue o mesmo gênero, porém retrata as aventuras de apenas um único personagem, Leo. A trajetória desse garoto é solitária, o que o diferencia, totalmente, dos cinco amigos de Vila Esperança. – Três dos personagens que integram a “Turma 5” foram construídos a partir de amigos reais que tenho desde a infância (Ju, Bocão e Régis). Os demais (Elô e Paulinho) são meramente ficcionais. Os 4 livros da coleção levaram, em média, de 7 a 8 dias para serem escritos.

4)  Além da coleção “A Turma 5” em 2009 você criou “ADYAN E ESCARLATE - A NOVA ORDEM (FICÇÃO)” -  em 2010  “Criaturas - O Mundo Secreto Além das Portas” e  “Vida de Anjo” –
Na ordem Mistério/Ficção/Aventura/Romance mostra a diversidade de criação e que não é um autor preso a um único estilo – poderia explicar?
R: Costumo de dizer para todos que não me considero escritor infanto-juvenil, ou romancista, ou escritor de aventuras ou ficção. Sou escritor. É assim que me vejo, pois não me atenho apenas a um estilo literário. O que acontece é que escrevo de acordo com o que desejo no momento. Pode soar estranho, mas é assim mesmo. A editora em 2006 me pediu livros infantis de mistério, então tudo o que tive de fazer era me concentrar e criar ambiente, personagens, vilões, enredo... Sem complicações. Quando escrevi “Adyan e Escarlate” já havia escrito os 6 livros infantis e a história futurista se projetou na minha mente. O romance era sempre cobrado pelos amigos, mas eu sempre dizia que escreveria apenas se tivesse todo o esqueleto da história pronto; começo, meio e fim. No momento estou com 100 páginas já prontas e a história caminha para ser uma das maiores obras que já escrevi.
5) Podemos esperar novos lançamentos para o futuro?
R: Com certeza. As ideias não param, e nem podem parar. Quando visitei diversas escolas da rede municipal de Contagem/MG, vários alunos fizeram muitas perguntas e me deram sugestões interessantes, também. Tenho em mente pelo menos mais uma história da “Turma 5”, porém, agora, já adolescentes (sugestão de alunos), uma continuação para “Adyan e Escarlate”, uma obra exclusiva para explicar o ínicio de “Dragões da Noite” (o que a tornaria uma trilogia) e já tenho iniciado (apenas 30 páginas, ainda) um romance policial intitulado “Call Center – Atendimento 34”, uma vez que já passei pela profissão e creio que conseguirei retratar, com fidelidade, uma central de atendimento ao cliente.
Vocês também gostariam de ler uma nova aventura da "Turma 5" anos mais tarde, com seus personagens já crescidos? Participem da enquente no blog http://autorthiagofernandes.blogspot.com

bjs teen


Nenhum comentário :